Bem-vindos ao mundo da geografia - buscamos nesse blog compartilhar conhecimentos e debater ideias.

quinta-feira, 31 de março de 2011

PORTAL IG - Mapas de satélite detalham formato irregular da Terra

Modelo mais preciso da atuação da força da gravidade na Terra vai ajudar na prevenção de catástrofes


Uma animação divulgada hoje (31) pela agência espacial européia (ESA, na sigla em inglês) mostra pela primeira vez a variação da força da gravidade na Terra e como ela deforma o planeta. O modelo vai auxiliar na melhor compreensão sobre o comportamento do planeta, suas marés, e, talvez, ajudar a prever fenômenos como terremotos e vulcões.

Os dados foram obtidos pelo satélite GOCE, lançado em órbita há dois anos. As cores mais frias, puxando para o azul, indicam onde a gravidade é mais fraca. As mais quentes, variando do vermelho ao amarelo, onde ela é mais forte.

As imagens mostram com detalhes o chamado geoide, nome que os cientistas dão ao formato real do planeta, irregular e com a massa distribuída de maneira desigual. É possível também perceber detalhes da topografia do planeta, como a cordilheira dos Andes na América do Sul ou o formato dos continentes.

Os oceanos, por exemplo, estão retratados moldados apenas pela gravidade, sem a influência de correntes marítimas e marés. Segundo os cientistas, é uma referência essencial para medir a circulação de correntes, a mudança do nível do mar e da dinâmica do gelo, e das mudanças climáticas.

A melhor compreensão das variações do campo gravitacional vai levar também ao entendimento mais detalhado do interior da Terra, como a física e a dinâmica associada aos vulcões e terremotos, que marcam o campo gravitacional do planeta. Estas "assinaturas" gravitacionais poderiam ser usadas para o estudo dos processos que conduzem a estas catástrofes naturais e, finalmente, ajudar a prevê-los.

Satélite
O satélite GOCE (sigla para Explorador de Circulação Oceânica e Campos de Gravidade) foi lançado em março de 2009. Ele percorre o planeta na menor órbita atualmente para um satélite em operação, e mapeia diferenças quase imperceptíveis na força que a massa do planeta exerce em todas as pessoas e objetos.

terça-feira, 29 de março de 2011

PORTAL IG - Morre aos 79 anos o ex-vice-presidente José Alencar

Empresário que lutava contra o câncer desde os anos 90 projetou-se para a política nacional ao se tornar vice de Lula

Morreu hoje em São Paulo, aos 79 anos, o ex-vice-presidente da República José Alencar. Mineiro de Muriaé, o empresário do setor têxtil que entrou para a política e transformou-se em vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava internado desde o início da tarde de ontem no Hospital Sírio-Libanês, pouco mais de dez dias depois de receber alta. Ainda nesta terça, haverá um velório no hospital Sírio-Libanês. Amanhã, o corpo de Alencar será velado em Brasília, no Palácio do Planalto. O enterro acontece em Belo Horizonte, em Minas.

Alencar lutava contra o câncer desde a década de 90 e morreu por falência múltipla dos órgãos, às 14h41. Seu quadro agravou-se nesta semana, quando os médicos detectaram uma nova perfuração intestinal. O estado de saúde do ex-vice era grave ao ponto de impedir que fosse realizada uma nova cirurgia para tentar reverter o problema. Em novembro de 2010 e em julho de 2009, Alencar passou por três cirurgias para tratar o mesmo problema.

Ao longo dos anos, Alencar foi submetido a 17 cirurgias. A primeira delas foi em 1997, quando passou por um procedimento no rim e no estômago. Em 2002, passou por outra operação, na próstata. Desde 2006, foram vários procedimentos, todos eles para tratar o câncer no abdome. Uma das mais complicadas operações foi realizada no dia 25 de janeiro de 2009, quando o ex-vice-presidente ficou por 17 horas em uma sala de cirurgia para a retirada de tumores do local.

segunda-feira, 28 de março de 2011

LULU SANTOS - HOJE É O SEU (NOSSO) ANIVERSÁRIO

BLOG FAZ ANIVERSÁRIO

"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".

Foi com essa reflexão de Eduardo Galeano, que há um ano atrás iniciamos essa jornada. Um ano depois, podemos dizer que não deixamos de seguir em frente. Estamos a cada dia caminhando rumo ao futuro, ao desconhecido, ao novo. Caminhar é isso! É buscar o conhecimento, que é a luz que nos leva além daquilo que podemos ver, sentir e imaginar. Assim, agradeço a todos os visitantes do blog que estão junto comigo nessa busca. Afinal, como disse Madre Tereza de Calcutá "Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor".

domingo, 27 de março de 2011

sábado, 26 de março de 2011

CORTAR GASTOS COM DESEMPREGO ELEVADO É UM ERRO, DIZ KRUGMAN

O Prêmio Nobel da Economia cita Portugal como um exemplo deste erro. Prioridade deveria ser criar empregos. Corte de gastos numa economia em depressão profunda é contraproducente, mesmo em termos puramente fiscais.

Foto de Taekwonweirdo

Na sua habitual coluna no The New York Times, o Prêmio Nobel de Economia Paul Krugman cita Portugal como um exemplo do erro que consiste em reduzir a despesa pública quando existe um desemprego elevado.

O exemplo da queda do governo português devido à questão da austeridade é citado ao lado do exemplo irlandês, onde os juros da dívida ultrapassaram pela primeira vez os 10%, e do Reino Unido, que reviu para baixo a sua previsão econômica e para cima a previsão de déficit.

O que estes países têm em comum, diz Krugman, é que estão a demonstrar “que cortar gastos numa situação de desemprego elevado é um erro”. Os que defendem a austeridade, observa o Nobel de Economia, “previram que cortar gastos traria dividendos rapidamente na forma de aumento de confiança, e que haveria poucos, se algum, efeitos adversos sobre o crescimento e o emprego; mas eles estavam errados”.

Para o economista, os problemas deveriam ser enfrentados em sequência, com uma concentração imediata na criação de empregos, combinada com uma estratégia de longo prazo de redução do déficit.

“Por que não reduzir os défices de imediato?”, questiona Krugman. E responde: “Porque os aumentos de impostos e cortes nos gastos públicos iriam deprimir ainda mais as economias, agravando o desemprego. E o corte de gastos numa economia em depressão profunda é contraproducente, mesmo em termos puramente fiscais: qualquer economia obtida é parcialmente contrabalançada pela menor receita, e a economia encolhe”.

O Prêmio Nobel da Economia lamenta que a estratégia que recomenda tenha sido “abandonada perante riscos inexistentes e esperanças infundadas”.

Depois de descrever o clima político existente nos EUA como um em que os defensores dos cortes orçamentais “querem punir os desempregados”, Krugman prevê: “os contos de fadas sobre a confiança não nos salvarão das consequências dos nossos disparates”.

quarta-feira, 23 de março de 2011

CRISE ECONÔMICA E POLÍTICA EM PORTUGAL

PORTAL UOL - Galáxia abrigaria até 2 bilhões de "Terras", diz pesquisa

Apenas na nossa galáxia, a Via Láctea, podem existir até 2 bilhões de planetas de tamanho semelhante ao da Terra. E isso é apenas a ponta do iceberg estelar. Cientistas estimam que existam mais de 50 bilhões de outras galáxias no Universo.

Os primeiros dados do telescópio Kepler, divulgados em fevereiro, mas reunidos agora em um novo estudo de pesquisadores do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, na Califórnia, sugerem que entre 1,4% e 2,7% das estrelas parecidas com o Sol possam ter planetas com tamanho entre 0,8 e 2 vezes o da Terra.

A maioria deve estar na chamada zona habitável --a distância da estrela que permite a presença de água líquida, considerada condição essencial à vida.

Esse detalhe animou os cientistas. "Com um número assim tão grande [de planetas com tamanho parecido com o da Terra], há uma boa chance de existir vida, talvez até inteligente, em alguns deles", disse ao site Space.com o astrônomo da Nasa José Catanzarite, um dos responsáveis pela pesquisa.

   Ilustração de Corot-7b, o primeiro planeta rochoso encontrado fora do Sistema Solar, achado por sonda europeira

Continue lendo em: PORTAL UOL


HUMOR - PLEONASMO

terça-feira, 22 de março de 2011

PORTAL TERRA - Kadafi promete manter luta e diz que sairá vitorioso na Líbia

                     Reprodução da TV estatal líbia mostra o líder Muamar Kadafi enquanto faz prununciamento

O líder líbio Muammar Kadafi prometeu nesta terça-feira continuar lutando e disse a seus seguidores que sairá vitorioso da guerra contra os rebeldes e as forças internacionais.
Kadafi fez nesta terça à noite uma aparição em público em sua residência de Bab el-Aziziya, em Trípoli, informou a televisão nacional líbia. A casa é a mesma que foi atingida no domingo por um míssil da coalizão.
"Seremos vitoriosos no fim", disse Kadafi em breve declaração transmitida ao vivo pela televisão estatal. O coronel afirmou que seu país está "preparado para a batalha, seja ela longa ou curta".
"Vamos ganhar esta batalha", acrescentou. Para encerrar, Kadafi disse que "as massas são as defesas anti-aéreas mais fortes".

Líbia: de protestos contra Kadafi a guerra civil e intervenção internacional

Motivados pela onda de protestos que levaram à queda os longevos presidentes da Tunísia e do Egito, os líbios começaram a sair às ruas das principais cidades do país em meados de fevereiro para contestar o líder Muammar Kadafi, no comando do país desde a revolução de 1969. Mais de um mês depois, no entanto, os protestos evoluíram para uma guerra civil que cindiu a Líbia em batalhas pelo controle de cidades estratégicas.

segunda-feira, 21 de março de 2011

A ATIVIDADE AGRÁRIA NO MUNDO E OS SISTEMAS AGRÍCOLAS

A agricultura desenvolveu-se inicialmente nas margens do rio Nilo (Egito), Ganges (Índia), Yang-tse-Kiang (China) e Tigre e Eufrates (Mesopotâmia). Com  a agricultura começa a transformação do espaço natural em espaco geográfico.

Com a Revolução Industrial a agricultura foi inserida na economia industrial e passou a ser fornecedora de (matéria-prima e alimento) e consumidora de ( máquinas, pesticidas, vacinas, rações para animais) da indústria.

OS SISTEMAS AGRÍCOLAS

Os principais sistemas agrícolas mundias são:

AGRICULTURA ITINERANTE

É um sistema agrícola típico das regiões mais pobres dos países subdesenvolvidos.

Características:

● ausência de capital para melhorar a produção;
● mão-de-obra familiar;
● pouca qualificação;
● uso de técnicas arcaicas (enxadas e queimadas, por exemplo);
● constante mudança.


AGRICULTURA DE JARDINAGEM

            É praticada principalmente na Ásia em países como Japão, Indonésia e Tailândia.

Características:

● escassez de espaço para o plantio;
● utilização de numerosa mão-de-obra;
● pequena propriedade agrícola;
● elevada produtividade;
● uso de adubos e irrigação.

PLANTATION

É um sistema agrícola típico dos países subdesenvolvidos, principalmente da África e da América Latina.

Características:

● grande aplicação de capital;
● monocultura (cultivo de um único gênero agrícola);
● latifúndio (grande extensão rural);
● mão-de-obra mal remunerada e, em alguns casos, trabalho escravo;
● produção voltada para exportação.


AGRICULTURA MODERNA

É a agricultura típica dos países desenvolvidos.

Características:

● uso de sementes selecionadas
● pequena mão-de-obra;
● uso intenso de máquinas (mecanização);
● caráter empresarial.

Fonte: ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de e RIGOLIN, Tércio Barbosa. Geografia: Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2003. (com adaptações).

domingo, 20 de março de 2011

sexta-feira, 11 de março de 2011

PORTAL R7 - Terremoto do Japão pode ter deslocado eixo da Terra

Tremor atingiu magnitude de 8,9 na escala Richter na província de Miyagi

...O devastador terremoto de 8,9 graus de magnitude na escala Richter que abalou nesta sexta-feira (11) o Japão pode ter deslocado em quase 10 centímetros o eixo de rotação da Terra, segundo um estudo preliminar do INGV (Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália).

O INGV, que desde 1999 estudou os diversos fenômenos sísmicos registrados na Itália, como o devastador terremoto da região dos Abruzos de 6 de abril de 2009, explica em uma nota que o impacto do terremoto do Japão sobre o eixo da Terra pode ser o segundo maior de que se tem notícia. Em comunicado, o instituto disse:

- O impacto deste fato sobre o eixo de rotação foi muito maior que o do grande terremoto de Sumatra de 2004 e provavelmente é o segundo maior, atrás apenas do terremoto do Chile de 1960.

Mais de 300 pessoas morreram na província japonesa de Miyagi (ao leste do país) por causa do tsunami provocado pelo terremoto, mas ainda há 349 desaparecidos em todo o território japonês. Teme-se que o número de mortos aumente, já que há edifícios destruídos em várias regiões.


"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

GLOBO NEWS - situação do Japão após terremoto seguido de tsunami

quinta-feira, 10 de março de 2011

SUCESSO

Como já dizia Charles Chaplin: " A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios, por isso cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."
" Só existem dois dias do ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver." Dalai Lama.
E assim vários pensadores apontavam a mesma idéia, o principal senão o único segredo da vida, viver o hoje como se fosse o último dia.
A única coisa que nos prende ao caminho do fracasso somos nós mesmos, devido ao nosso medo de dar o primeiro passo. O pensamento negativo que atrai o negativo, como no livro "The Secret" : "Sua mente tem um poder de fabricar e realizar. O que você pensa, você sente, o que você sente, você vibra, o que você vibra atrai para si. Somos seres vibracionais que integram o universo."
O medo do fracasso também nos prende a darmos o primeiro passo, por isso as pessoas optam pelo caminho mais fácil, o caminho do comodismo. A zona de conforto não é o melhor passo a seguir, devemos arriscar, temos que lutar com toda a força por nossos objetivos. Você tem um objetivo?
Eu tenho e ele pulsa efervecente dentro de mim, me levanta e me motiva a cada dia, sinto-o vivo dentro de mim e estou lutando com toda a força para alcançá-lo.
Você vai deixar seu medo derrubar seu objetivo?

Mayara Lyhn Bathory
Publicado no Recanto das Letras em 30/08/2008
Código do texto: T1153768

CHARGE - MUITA INJUSTIÇA

quarta-feira, 9 de março de 2011

PORTAL G1 - Após última missão, ônibus espacial Discovery pousa com sucesso

Mais antiga nave espacial americana será aposentada pela Nasa.
Astronautas levaram um robô à Estação Espacial Internacional.
Após 27 anos de serviços prestados, o ônibus espacial Discovery fez o que deve ser seu último pouso às 13h57 (horário de Brasília) desta quarta-feira (9) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nos Estados Unidos.

Esta foi a 35ª viagem de um ônibus espacial à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e a 39ª missão do Discovery ao espaço. Ao todo, a nave já passou o equivalente a um ano inteiro em órbita.

O ônibus espacial, o mais antigo em operação na Nasa após a destruição do Challenger (em 1986) e do Columbia (em 2003), será agora aposentado.
                                                Discovery sai da ISS rumo à Terra (Foto: Nasa/AFP)

fonte: G1

sábado, 5 de março de 2011

FORMAS DE RELEVO

O relevo é o conjunto de formas variadas da superfície terrestre (planaltos, planícies, depressões, montanhas, etc.)

PLANALTOS

Classificação dada a uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume mais ou menos nivelado, geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas. São como topos retos, superfícies topográficas, que podem ser regulares ou não. Área em que os processos de erosão superam os de sedimentação. É convencionado designar de planalto apenas as formações com altitudes maiores que 300 metros. 

PLANÍCIES

Uma planície é uma grande área geográfica com pouca ou nenhuma variação de altitude como um deserto ou um pântano. Planícies são superfícies que apresentaram pequenos movimentos na crosta, sendo quase completamente aplainadas. São delimitadas por aclives, e os processos de deposição superam os de desgaste. Podem ser classificadas em planícies costeiras, quando o agente de sedimentação é o mar; fluviais, quando um rio é responsável por sua formação e planícies de origem lacustre, ou seja, formadas pela ação de um lago. Uma planície é sempre sedimentar. É um compartimento de relevo com superfície plana e altitude igual ou inferior a 100 metros, no qual predominam acúmulos recentes de sedimentos.

DEPRESSÕES

A depressão é uma forma de relevo mais plana que o planalto e sem irregularidades, que tem leve inclinação e altitude que pode ir de 100 a 500 metros. Elas, as depressões, podem ser formadas tanto de rochas cristalinas quanto de rochas sedimentares. Podem também ser encontradas baixas colinas. Um exemplo geral de depressão são crateras.
Depressões são formas de relevo que apresentam altitudes mais baixas do que as áreas ao redor. Geralmente apresentam superfícies planas, por conta do desgaste sofrido por causa da ação do vento e da água (intemperismo).
Existem dois tipos de depressão:
  • Depressão Absoluta - Região abaixo do nível do mar.
  • Depressão Relativa – Região acima do nível do mar.
MONTANHAS

As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formaram-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões. Podem ter origem, formas e alturas diferentes.

fonte: Wikipédia ( com adptações)

quinta-feira, 3 de março de 2011

A FOTO DO ANO

Nada é melhor que o talento humano para enternizar a baleza da vida. É isso que temos nessa foto, a junção do talento do fotógrafo com a emoção e a beleza da vida. A vida é emocionante!

          Esta é a família Columbus de Ohio nos EUA que tiveram sextuplos.

DO PORTAL IG - Brasil vira página da crise com crescimento de 7,5% em 2010

O Brasil virou a página da crise financeira mundial com crescimento de 7,5% em 2010. Embalado pelo setor de serviços e pela recuperação da indústria, o Produto Interno Bruto (PIB) ficou longe da estagnação de 2009 e recuperou o ritmo perdido em setembro de 2008, quando o estouro da bolha imobiliária americana secou fontes de crédito e derrubou o consumo mundial de matérias-primas e produtos finais. A taxa é a maior dos últimos 24 anos - superando ligeiramente a do Plano Cruzado, em 1986, quando o PIB avançara 7,49%.

Os investimentos dispararam 21,8%, enquanto o consumo das famílias avançou 7% e os gastos do governo, 3,3%. Para dar conta da demanda aquecida, a indústria cresceu 10,1%, os serviços, responsáveis por mais de 60% do PIB, atingiram taxa de 5,4%. A agropecuária, por sua vez, avançou 6,5%. Com tamanho desempenho, a soma das riquezas produzidas no País chegou a R$ 3,6 trilhões no ano passado.

"Este resultado do PIB reflete o tamanho da demanda. É o 29º trimestre consecutivo de aumento no consumo das famílias", observa Roberto Olinto, coordenador de Contas Nacionais Trimestrais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No quarto trimestre, o PIB cresceu 0,7% em relação ao terceiro. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o avanço é de 5%. O IBGE divulga nesta manhã as Contas Nacionais Trimestrais do período de outubro a dezembro de 2010.

Brasil perde apenas para China e Índia

O crescimento de 7,5% da economia brasileira em 2010 só perde para China e Índia, segundo ranking apresentado pelo IBGE com base em dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). Os chineses elevaram em 10,3% o PIB, e os indianos, em 8,6%. De acordo com IBGE, a economia mundial cresceu em média 5% no ano passado. O desempenho do PIB brasileiro superou o da Noruega (6,1%), México (5,5%), Japão (3,9%), Rússia (3,8%), Alemanha (3,6%) e Estados Unidos (2,9%), entre outros. A União Européia avançou 1,7% no período, enquanto Espanha e Grécia reduziram o PIB em 0,1% e 4,5%.

O IBGE pondera que o PIB per capita do Brasil é bem maior que a da China e da Índia. Em 2009, a renda por habitante no Brasil chegou a US$ 10,1 mil, enquanto entre chineses e indianos, o valor é de US$ 6,6 mil e 3,1 mil.