No segundo trimestre, PIB chinês superou o do Japão e assumiu a vice-liderança no ranking das principais economias globais
No segundo trimestre deste ano, o PIB chinês superou o do Japão em termos nominais, informou nesta segunda-feira, 16, o governo japonês.
De acordo com fontes do Executivo japonês, o valor do PIB entre os meses de abril e junho foi de US$ 1,288 trilhão frente a US$ 1,33 trilhão da China. A velocidade da desaceleração da economia japonesa fez com que analistas avaliem como duradoura a tomada de posição chinesa no ranking da economia mundial.
Nesta segunda-feira, o governo japonês anunciou que o PIB entre abril e junho avançou 0,4% a ritmo anual e 0,1% frente ao trimestre precedente, muito abaixo do período janeiro-março (4,4% e 1,1%, respectivamente).
Em termos nominais, o PIB retrocedeu entre abril e junho 0,9% frente ao trimestre imediatamente precedente.
Os cálculos do Banco do Japão (BOJ) indicam que a economia japonesa crescerá 2,6% no ano fiscal 2010, que termina em março próximo.
Anteriormente, a China já tinha superado em valor o PIB japonês no último trimestre do ano 2008 e no mesmo período do ano 2009, embora na primeira metade de 2010 o Japão tenha ficado na frente, segundo o governo japonês.
No ano passado, além disso, o Japão se manteve como a segunda maior economia mundial, apesar de sofrer desde 2008 a pior crise econômica do pós-guerra.
Há uma década, China era a sétima economia mundial, mas o grande desenvolvimento do país asiático permitiu que desde 2001 tenha crescido 261%, enquanto o Japão avançou apenas 5%, segundo dados do Banco Mundial (BM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário