Bem-vindos ao mundo da geografia - buscamos nesse blog compartilhar conhecimentos e debater ideias.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

OS TIGRES ASIÁTICOS

Cingapura, um dos principais centros financeiros da Ásia.


                                                                                                                                         Por Eduardo de Freitas

Tigres Asiáticos é o nome dado ao conjunto de países da Ásia que são tradicionalmente agrícolas, e que vêm demonstrando, nas últimas décadas, um elevado e acelerado crescimento econômico.

Tal ascensão está diretamente ligada a um significativo incremento no setor industrial (setor secundário), incluindo ainda o setor de serviços e comércio (setor terciário), especialmente os financeiros e comerciais. Por esse motivo, houve a instalação de várias empresas do ramo de exportação e importação, além de bancos internacionais, bolsas de valores, entre outros.

As indústrias situadas nos Tigres Asiáticos focalizam, na maioria dos casos, a produção de bens de consumo. Geralmente são pequenas e médias empresas ou mesmo multinacionais de origem japonesa, norte-americana e europeia.

O principal destaque é para a produção eletroeletrônica, automobilística, de brinquedos e roupas, e alimentícia. É bom enfatizar que nesse grupo de países há indústrias envolvidas na produção de tecnologia de ponta, nas telecomunicações, informática e aeroespacial.

No final da década de 1970, quatro países integravam os chamados Tigres Asiáticos: Cingapura (sudeste da Ásia), Coreia do Sul, Hong Kong e Taiwan (leste da Ásia). Mas tarde ingressaram outros países, chamados de Novos Tigres Asiáticos, são eles: Malásia, Tailândia, Indonésia e Filipinas (sudeste da Ásia).

fonte: http://www.alunosonline.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário