Bem-vindos ao mundo da geografia - buscamos nesse blog compartilhar conhecimentos e debater ideias.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

G-20 - GRUPO DAS VINTE MAIORES ECONOMIAS DO MUNDO


O que é o G-20?

O G-20 foi criado em 1999, numa tentativa de responder à crise da economia asiática e às turbulências no México e na Rússia. O então G-7 – bloco de nações mais desenvolvidas do planeta, que hoje é G8, incorporando a Rússia – já se reunia para tratar de assuntos económicos desde 1975. Com a crise da década de 1990, passou a abrir a discussão aos mais importantes dos chamados “países em desenvolvimento”. O movimento resultaria na formação do G-20. A reunião inaugural ocorreu em 15 e 16 de Dezembro de 1999, em Berlim.

Que nações compõem o grupo?

Ministros da área econômica e presidentes dos bancos centrais de 19 países: os que formam o G8 e ainda outros 11 “emergentes”. No G-8, estão Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia. Os componentes do G20 são: Brasil, Argentina, México, China, Índia, Austrália, Indonésia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul e Turquia. A União Europeia, em bloco, é o membro número 20. O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, assim como os Comités Monetário e Financeiro Internacional e de Desenvolvimento, por meio dos seus representantes, também tomam assento nas reuniões do G-20.

Quais são os critérios de adesão?

Não há critérios formais de adesão, e a composição é a mesma desde a sua fundação, em 1999. "Num fórum como o G-20, é particularmente importante que o número de países envolvidos seja restrito e fixo para assegurar a eficácia e a continuidade das suas actividades", diz texto do site da instituição.

Que representa o G-20 na economia mundial?

Os países que compõem o grupo respondem juntos por 90% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Se consideradas as transacções internas da União Europeia, o grupo é responsável por cerca de 80% do comércio internacional. Além disso, os países que formam o G-20 somam dois terços da população global.

Como funciona?

Ao contrário de organismos transnacionais como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional ou a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o G-20 não tem uma equipa permanente. A presidência do grupo muda a cada ano.

Quando ocorrem as reuniões e que se discute?

Os ministros da área económica e os presidentes de bancos centrais do G-20 costumam reunir-se uma vez por ano. Debatem-se tópicos orçamentários e monetários, comerciais, energéticos, saídas para o crescimento. Vale lembrar que o G-20 é um fórum informal, não um bloco económico.

Reuniões ocorridas:

* 2000: Montreal, Canadá
* 2001: Ottawa, Canadá
* 2002: Deli, Índia
* 2003: Morelia, México
* 2004: Berlim, Alemanha
* 2005: Pequim, China
* 2006: Melbourne, Austrália
* 2007: Cidade do Cabo, África do Sul
* 2008: São Paulo, Brasil
* 2008: Washington, EUA
* 2009: Londres, Reino Unido
* 2009: Pittsburgh, EUA
* 2010: Toronto, Canadá
* 2010: Seul, Coreia do Sul


NOTA DO BLOG: existem dois grupos denomidados G-20. Esse descrito acima e o grupo formado em 2003 para discutir na Conferência Ministerial da OMC a Agenda de Desenvolvimento de Doha, é um grupo formado por países em desenvolvimento. Mais informações em: http://pt.wikipedia.org/wiki/G20_(pa%C3%ADses_em_desenvolvimento)


Nenhum comentário:

Postar um comentário