Estamos entrando de férias,
desde já agradecemos a todos vocês que fazem desse espaço um caminho para o
conhecimento. Um Feliz Natal e um belo Ano Novo a todos! No início do ano
letivo retornaremos com novos posts. Esse ano não fizemos muitas postagens, mas
espero que em 2013 possamos ter um pouco mais de tempo para dedicamos ao blog.
Enquanto isso, podem continuar a navegar pelos arquivos, ler textos
anteriores, vídeos, charges e tudo mais que o blog oferece (isso se o mundo não
acabar amanhã). Para quem for viajar, fica sempre o recado do vídeo:
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
CARTILHA DA REDAÇÃO DO ENEM 2012
Cartilha do ENEM 2012: O Ministério da Educação (MEC) apresentou a cartilha da redação do ENEM 2012. O documento é uma novidade e servirá como um guia de instruções para quem fará as provas deste ano, que serão realizadas nos dias 03 e 04 de novembro.
A cartilha, intitulada de “A redação no ENEM 2012 – Guia do participante”, foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com principal objetivo de auxiliar os candidatos na compreensão daquilo que lhes será proposto no dia exame.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC) serão impressos cerca de 1,7 milhão de exemplares, que serão distribuídos em escolas brasileiras. Mas você já pode fazer o download da cartilha da redação do ENEM 2012, clicando neste link.
domingo, 27 de maio de 2012
DO PORTAL G1 - Inscrições para o Enem 2012 serão abertas nesta segunda-feira
As inscrições para o Enem serão abertas às 10h desta segunda-feira (28) e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 15 de junho no site do Enem. O valor da taxa de inscrição será de R$ 35. Ela poderá ser paga via boleto até 20 de junho. No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 20 de junho.
A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2012 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, deverá apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.
No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. O Inep oferece provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula e mobiliários acessíveis. Estudantes que estão internados e recebem aulas dentro do hospital poderão realizar a prova no próprio hospital, desde que indiquem a necessidade na inscrição.
Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.
saiba mais
MEC anuncia Enem 2012 com novas regras para a correção da redação
Manual sobre a redação do Enem será divulgado em julho, diz ministro
Enem 2012 terá custo maior ao governo, afirma Mercadante
Alunos e professores criticam mudanças nas redações do Enem
O edital indica ainda que cabe ao candidato verificar no sistema do Inep se a inscrição foi concluída com sucesso. Que não for isento deverá acompanhar a confirmação do pagamento da taxa. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha.
Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas
Também será usado nos programas de bolsa de estudos (Prouni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação, como o Ciência sem Fronteiras. As inscrições podem ser feitas no link: http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/
NOTA DO BLOG: para os alunos que estão estudando para o Enem, temos aqui diversos conteúdos, dicas, notícias, vídeos, além de links com quiz e simulados. Basta clicar nos geoconteúdos ou nos links aí do lado e bons estudos!
NOTA DO BLOG: para os alunos que estão estudando para o Enem, temos aqui diversos conteúdos, dicas, notícias, vídeos, além de links com quiz e simulados. Basta clicar nos geoconteúdos ou nos links aí do lado e bons estudos!
sexta-feira, 27 de abril de 2012
Mortalidade infantil cai quase pela metade em dez anos, constata IBGE
27/04/2012 - 11h23
Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil
Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Dados divulgados hoje (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a mortalidade infantil caiu quase pela metade entre 2000 e 2010.
Os resultados gerais da Amostra do Censo 2010 constatam que o número de óbitos de crianças menores de 1 ano passou de 29,7 para 15,6 em cada mil nascidas vivas, uma queda de 47,6%.
Entre as regiões do país, o Nordeste registra a queda mais expressiva da mortalidade infantil. No período, o índice passou de 44,7 para 18,5 óbitos para cada mil crianças. Porém, ainda é o nível mais alto no país. O menor índice é o do Sul, de 12,6 mortes.
De acordo com a pesquisa, os principais fatores responsáveis pela queda do indicador são as políticas de medicina preventiva, curativa, saneamento básico, programas de saúde materna e infantil, além da valorização do salário mínimo e dos programas de transferência de renda.
O IBGE também destaca que a queda da mortalidade infantil está ligada ao aumento da escolaridade materna e à diminuição do número de filhos por mulher, observada desde a década de 1960. Entre 2000 e 2010, a taxa de fecundidade registrou queda e passou de 2,38 crianças por mãe para 1,9. A menor taxa é a do Sudeste (1,7 filho por mulher) e a maior, no Norte, 2,47.
Segundo o órgão, dessa forma, a taxa de fecundidade no Brasil está abaixo do chamado nível de reposição (2,1 filhos por mulher), que garante substituição das gerações na população.
fonte: agência Brasil