Bem-vindos ao mundo da geografia - buscamos nesse blog compartilhar conhecimentos e debater ideias.

sábado, 5 de março de 2011

FORMAS DE RELEVO

O relevo é o conjunto de formas variadas da superfície terrestre (planaltos, planícies, depressões, montanhas, etc.)

PLANALTOS

Classificação dada a uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume mais ou menos nivelado, geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas. São como topos retos, superfícies topográficas, que podem ser regulares ou não. Área em que os processos de erosão superam os de sedimentação. É convencionado designar de planalto apenas as formações com altitudes maiores que 300 metros. 

PLANÍCIES

Uma planície é uma grande área geográfica com pouca ou nenhuma variação de altitude como um deserto ou um pântano. Planícies são superfícies que apresentaram pequenos movimentos na crosta, sendo quase completamente aplainadas. São delimitadas por aclives, e os processos de deposição superam os de desgaste. Podem ser classificadas em planícies costeiras, quando o agente de sedimentação é o mar; fluviais, quando um rio é responsável por sua formação e planícies de origem lacustre, ou seja, formadas pela ação de um lago. Uma planície é sempre sedimentar. É um compartimento de relevo com superfície plana e altitude igual ou inferior a 100 metros, no qual predominam acúmulos recentes de sedimentos.

DEPRESSÕES

A depressão é uma forma de relevo mais plana que o planalto e sem irregularidades, que tem leve inclinação e altitude que pode ir de 100 a 500 metros. Elas, as depressões, podem ser formadas tanto de rochas cristalinas quanto de rochas sedimentares. Podem também ser encontradas baixas colinas. Um exemplo geral de depressão são crateras.
Depressões são formas de relevo que apresentam altitudes mais baixas do que as áreas ao redor. Geralmente apresentam superfícies planas, por conta do desgaste sofrido por causa da ação do vento e da água (intemperismo).
Existem dois tipos de depressão:
  • Depressão Absoluta - Região abaixo do nível do mar.
  • Depressão Relativa – Região acima do nível do mar.
MONTANHAS

As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formaram-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões. Podem ter origem, formas e alturas diferentes.

fonte: Wikipédia ( com adptações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário